O que é Vasectomia?
A vasectomia é um procedimento cirúrgico para o sexo masculino com o objetivo de esterilização e planejamento familiar. Durante o procedimento, os canais deferentes são cortados e depois amarrado e cauterizados de modo a impedir que o esperma entre na corrente seminal (ejaculação) e, assim, evitar que ocorra a fertilização.
As vasectomias são realizadas em ambiente hospitalar e as incisões são pequenas. Devido à simplicidade da cirurgia, a vasectomia geralmente leva menos de 30 minutos para ser concluído e os pacientes podem retomar o seu comportamento sexual típico dentro de duas semanas.
A cirurgia
A vasectomia é feita com anestésico local, após a sedação do paciente. Realiza-se incisões laterais na bolsa escrotal que permitem ao cirurgião trazer cada vaso deferente à superfície incisada. Os canais deferentes são cortados, separados, em seguida amarrados e cauterização, impedindo a passagem dos espermatozoides.
Após a vasectomia, os testículos permanecem no escroto e continuam a produzir testosterona. Já os espermatozóides continuam a ser produzidos pelos testículos, mas são mais rapidamente quebrados e absorvidos pelo corpo.
Eficácia como controle de natalidade
As taxas de insucesso final após a vasectomia é de cerca de um em 2000 vasectomizados, sendo considerado melhor do que ligaduras tubárias que apresenta taxa de falha de um em cada 200 a 300 casos.
Complicações
Possíveis complicações de curto prazo incluem infecção, hematomas e sangramento resultando em uma coleção de sangue conhecido como hematoma. A principal complicação a longo prazo é a síndrome de dor pós-vasectomia.