Várias opções de tratamento para pacientes com câncer surgem, todos os dias.
Uma das opções mais recentes, que ainda merece estudos comprobatórios mais definitivos – mas já apresenta resultados preliminares bastante promissores, são os exercícios de pré-habilitação. Estes programas eram, até então, muitos mais conhecidos para tratamentos cardíacos ou ortopédicos.
Comumente chamados de prehab exercises em países de língua inglesa, esta opção terapêutica busca preparar o paciente para o tratamento do câncer, nas suas mais diferentes formas: mama, intestino, próstata, pulmão.
Através de treinamentos específicos, coordenados por médicos especializados em exercícios e fisioterapeutas, o paciente passa a otimizar áreas e sistemas do corpo para melhor enfrentar, por exemplo, uma quimioterapia – ou mais rapidamente recuperar-se de uma cirurgia.
Muitas vezes é através destes programas que o paciente consegue ter aptidão para a cirurgia (como em alguns casos de câncer de pulmão). Entretanto, os exercícios de pré-habilitação, conceitualmente, nunca devem postergar o início do tratamento – sob pena de piorar os resultados oncológicos.
Na urologia, alguns programas de pré-habilitação auxiliam portadores de câncer de próstata no reforço da musculatura pélvica. Com isso, pode ocorrer melhor e mais precoce controle da continência urinária (capacidade de “segurar” a urina, eventualmente afetada após a cirurgia). Resultados publicados pela Dr. Julie Silver, professora da Harvard Medical School’s Department of Physical Medicine and Rehabilitation, mostram que, além de uma melhora mais rápida na continência, os pacientes sofreram menos complicações no período após a cirurgia.
No próximo congresso da American Urological Association, a ser realizado entre 6 a 10 de maio de 2016, em San Diego – Califórnia, haverá uma mesa-redonda sobre as últimas novidades na área. Estaremos presentes e, oportunamente, abordaremos neste espaço os resultados.
Questione o seu urologista sobre estas novidades!