Caracterizada pelo desejo sexual, a libido é uma característica natural e importante das relações humanas.
Ela é responsável pela produção e liberação de hormônios como testosterona, estrogênio, ocitocina e dopamina.
Por isso, a perda de libido pode acarretar inseguranças e trazer muitas dúvidas e preocupações.
Muitas vezes, a perda da libido tem relação com problemas de saúde ou fatores emocionais. Para saber mais sobre esse assunto, siga a leitura deste texto.
A perda da libido pode ser causada por fatores psicológicos, como ansiedade, estresse, depressão, preocupações, entre outros problemas emocionais.
Além disso, o cansaço, desânimo e nervosismo também podem influenciar e causar a perda do desejo sexual.
Outra causa da perda da libido tem relação com problemas de saúde, como a doença renal crônica, e o uso de alguns medicamentos.
Nos homens, a perda da libido é um dos sintomas do Distúrbio Androgênico Associado ao Envelhecimento Masculino (DAEM), ou Síndrome de Deficiência de Testosterona (SDT).
O diagnóstico desse caso pode ser feito por meio de exames laboratoriais e os implantes de testosterona podem ser considerados para tratamento.
No caso das mulheres, a perda da libido pode ser ainda mais comum, principalmente por envolver fatores psicológicos, já que muitas vezes elas precisam estar bem psicologicamente para que haja o desejo sexual.
Pesquisas demonstraram que mulheres que estão deprimidas, preocupadas ou estressadas podem perder a libido mais facilmente do que homens, já que elas precisam estar em equilíbrio entre mente e corpo para poderem relaxar.
Para melhorar a libido e retomar o desejo sexual, é importante cuidar da alimentação, evitando o excesso de doces, álcool e farinha branca, capazes de alterar a energia sexual pela diminuição dos hormônios androgênicos ou sexuais.
Alimentos como pimenta, amendoim, nozes, romã, café, figo e outros com altos níveis de vitamina D, como cereais, cogumelos, peixes e ovos podem ajudar a melhorar a libido.
Além disso, é muito importante praticar exercícios físicos, cuidar bastante da saúde mental, controlar o estresse e dormir adequadamente.
Gostou desse conteúdo sobre perda da libido? Para outros assuntos relacionados, acesse nosso blog e entre em contato com o Dr. João Pedro Bueno Telles, urologista que realiza atendimento em Porto Alegre.
Agende sua consulta!