Existem várias estratégias de suporte natural que ajudam no tratamento para disfunção erétil e promovem a melhora da saúde. Leia este artigo e conheça algumas opções recomendadas.
A seguir, vamos apresentar algumas sugestões naturais de tratamento para disfunção erétil. Confira!
Um estudo de 2018 publicado no Journal of Sexual Medicine descobriu que seguir uma dieta anti-inflamatória rica em antioxidantes pode ser benéfica para a disfunção erétil.
Por isso, remova alimentos inflamatórios, como óleos refinados, açúcar refinado, ingredientes artificiais, alimentos fritos ou altamente processados e junk food. Escolha alimentos orgânicos sempre que possível.
Siga uma dieta anti-inflamatória, rica em antioxidantes e em nutrientes com muitas verduras, legumes, brotos, ervas, especiarias, frutas de baixo índice glicêmico, cogumelos, alimentos fermentados, carne bovina alimentada com capim, aves e ovos criados em não confinamento, peixes e frutos do mar capturados na natureza e, se possível, caça selvagem.
Os estudos recomendam seguir uma dieta rica em proteínas com muitas gorduras saudáveis. Coma muitas frutas e abacates por suas propriedades que aumentam a libido. Cacau e chocolate amargo melhoram a dopamina, que é fundamental para a função sexual.
Frutos do mar, especialmente ostras, são uma ótima fonte de zinco, e salmão selvagem e outros peixes selvagens ajudam a aumentar seus níveis de ácidos graxos ômega-3. A carne alimentada com capim é uma ótima fonte de proteína, ferro, vitamina B12 e carnitina. Pepinos e aipo são fantásticos para eletrólitos e hidratação.
O jejum intermitente é uma maneira de se alimentar que alterna entre períodos de não comer (jejum) e períodos reservados para refeições dentro de um dia. O jejum intermitente pode oferecer muitos benefícios à saúde, incluindo reduzir a inflamação, melhorar a sensibilidade à insulina, aprimorar o reparo celular e melhorar a saúde em geral. A resistência à insulina também pode melhorar a função sexual em homens. De acordo com um estudo de 2020 publicado na Urology, o jejum intermitente combinado com uma dieta de alimentos orgânicos integrais pode melhorar a disfunção erétil.
Se você é novo no jejum intermitente, a maneira mais fácil de começar é com o Simple Fast. Este método envolve um jejum de 12 horas, incluindo sua noite de sono. Você simplesmente pára de comer depois do jantar e não come até o café da manhã, 12 horas depois.
Você pode aumentar gradualmente sua janela de jejum até encontrar o que funciona melhor para o seu corpo. A maioria das pessoas se sente melhor usando o método 16:8 (16 horas de jejum e 8 horas para suas refeições), mas você pode achar que jejuar por um período um pouco mais longo ou mais curto funciona melhor para você.
O estresse crônico e a falta de sono podem aumentar o risco de disfunção erétil. Cuidar do seu corpo reduzindo o estresse e melhorando a qualidade do sono é fundamental. Reduza ao máximo as situações estressantes e as pessoas que trazem estresse para sua vida.
Aprenda a responder melhor ao estresse por meio de mudanças de mentalidade, concentrando-se no positivo, na gratidão, nas afirmações positivas, na respiração e na melhoria da comunicação. Reduza seus níveis de estresse e melhore o relaxamento praticando meditação, respiração, visualização, relaxamento guiado e oração.
Procure obter de 7 a 9 horas de sono reparador à noite. Prepare seu corpo e mente para a cama evitando açúcar, cafeína, álcool e eletrônicos várias horas antes de dormir e desenvolvendo uma rotina noturna relaxante.
Escolha atividades que acalmem sua mente e relaxe seu corpo, como tomar um banho relaxante, beber um chá de ervas, ler, ouvir música calmante, colorir, fazer palavras cruzadas, orar. Certifique-se de que seu quarto seja um local calmo com uma cama apropriada, roupas de cama e travesseiros, cores calmantes, luzes fracas. Cortinas blackout e máscaras para dormir podem ajudá-lo a adormecer mais facilmente.
Movimentos e exercícios regulares são, obviamente, importantes para sua saúde geral. Acontece que também são uma opção de tratamento para disfunção erétil. Um estudo de 2018 publicado no Journal of Education and Health Promotion descobriu que a aptidão física é benéfica para o funcionamento sexual.
Por isso, mantenha-se ativo ao longo do dia, alongando-se regularmente, dando um passeio, caminhando ou andando de bicicleta. Outras atividades incluem subir escadas, passear com seu cachorro, brincar com seus filhos ou fazer alguns movimentos de ioga.
O treinamento de força e resistência é particularmente importante para níveis saudáveis de testosterona. Ao equilibrar a testosterona, também pode ajudar a diminuir o risco de disfunção erétil. Você pode incorporar levantamento de peso e exercícios de peso corporal. O treinamento intervalado de alta intensidade combina os benefícios do condicionamento cardiovascular e do treinamento de força e resistência.
Evite a exposição a pesticidas e herbicidas comprando produtos e alimentos orgânicos. Reduza a exposição química escolhendo alternativas orgânicas, naturais e caseiras em vez de produtos convencionais de limpeza, higiene, corpo e beleza.
Beba água filtrada e purificada em vez de água da torneira. Evite fumar e o fumo passivo. Use um sistema de filtragem de ar de alta qualidade para reduzir toxinas e alérgenos no ar interno. Reduza o uso de plástico, especialmente Bisfenol A (BPA), e escolha alternativas feitas de vidro, bambu, madeira, aço inoxidável e algodão orgânico.
Siga um plano de nutrição anti-inflamatório e amigável ao intestino. Você pode se beneficiar de alimentos ricos em prebióticos, como alcachofras, jicama, aspargos, raízes de yacon (algo semelhante a batatas doces), alho, cebola, alho-poró e maçãs.
No entanto, se você estiver em uma dieta carnívora, ou se sentir irritado com o excesso de fibras prebióticas, reduza sua carga ou evite-as. Coma muitos alimentos ricos em probióticos, como chucrute, vegetais fermentados e ervas, kefir de coco, iogurte de coco e kombucha.
Tome um suplemento probiótico diário de alta qualidade. Melhore seu microbioma intestinal com pós-bióticos, como vinagre de maçã, kombucha, kefir de coco e vegetais fermentados ou tome suplementos pós-bióticos.
Se você está lidando com infecções crônicas, trabalhar com um profissional da medicina funcional pode ajudar a oferecer um plano personalizado com ervas e suplementos para melhorar seus problemas específicos.
A falta de vitamina D pode aumentar o risco de disfunção erétil. Para otimizar seus níveis de vitamina D, é recomendado passar um tempo ao sol e comer peixes gordurosos ricos em vitamina D, gema de ovo e fígado bovino. No entanto, sol e comida não são suficientes, por isso, é recomendável a suplementação diária com vitamina D3.
A combinação da vitamina D3 com a vitamina K2 ajuda a melhorar a absorção de cálcio e o controle da inflamação. É recomendado tomar um suplemento de vitamina D3 com pelo menos 3.000-5.000 UI de vitamina D3 e pelo menos 90 mcg de vitamina K2. Ambos os suplementos apoiam sua saúde imunológica, cutânea, cardiovascular e óssea.
Normalmente, tomando 1.000 UI por 12 kgs de peso corporal irá ajudá-lo a obter seus níveis em uma faixa saudável. Você deseja testar seus níveis de vitamina D pelo menos 1-2 vezes por ano e obter seus níveis entre 50-100 ng/ml. Tem-se a hipótese de que um nível terapêutico para as principais condições de saúde será entre 70-100 ng/ml.
Deficiências de zinco, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas do complexo B também podem aumentar o risco de disfunção erétil. Otimizar os níveis desses nutrientes é fundamental para sua saúde sexual.
Foram testados os níveis plasmáticos de zinco e cobre sérico e a proporção ideal é de aproximadamente 1 a 1,2x. Isto significa que você deve ter níveis iguais ou ligeiramente mais altos de zinco plasmático do que o cobre sérico. Felizmente, os alimentos que são ricos em zinco, como carne, frutos do mar, nozes e sementes de abóbora também são muito ricos em cobre, então você junta os dois em sua dieta.
Você pode melhorar seus níveis de ômega-3 consumindo alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes e frutos do mar capturados na natureza, algas, sementes de cânhamo, sementes de chia, sementes de linho e nozes.
Para melhorar seus níveis de vitamina B, você pode se beneficiar de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como carne, peixe, marisco, fígado, rim, ovos e folhas verdes escuras.
Gostou desse conteúdo sobre tratamento para disfunção erétil? Aproveite para ler outros assuntos relacionados em nosso blog.
Para maiores informações, entre em contato com o Dr. João Pedro Bueno Telles, urologista que realiza atendimento em Porto Alegre.
Agende sua consulta!