A vitamina D é essencial para a manutenção da massa óssea, uma vez que ajuda a fixar o cálcio em ossos e dentes.
Além disso, esse hormônio também está diretamente associado ao sistema imunológico, mais especificamente na prevenção do câncer.
Isso porque pesquisadores britânicos identificaram uma relação entre a falta de vitamina D e maior risco de desenvolvimento do câncer de bexiga.
Os cientistas apresentaram seus resultados baseados numa revisão sistemática de sete artigos previamente publicados durante a conferência anual da Sociedade Britânica de Endocrinologia.
Os estudiosos da Universidade de Warwick identificaram uma elevação no risco de câncer de bexiga em pacientes que apresentavam falta de vitamina D e com níveis abaixo do preconizado como normal.
Pesquisas anteriores já haviam sinalizado para a importância da vitamina D em reduzir o risco de doenças cardiovasculares e autoimunes, de certos tipos de câncer e com a manutenção das funções cognitivas (que podem diminuir com o envelhecimento).
O entendimento atual é que a vitamina D, após ativada pela exposição solar, age em determinadas células da bexiga, estimulando uma resposta imunológica – que será protetora.
Conforme a pesquisadora principal, Dra. Rosemary Bland, “esta descoberta é significativa porque auxilia no entendimento, presente em várias outras linhas de pesquisa, de que o sistema imunológico desempenha papel fundamental na prevenção do câncer ao identificar e eliminar células anormais antes das mesmas se transformarem em células cancerígenas”.
Mais pesquisas clínicas serão necessárias para corroborar os resultados mas, a partir dessa descoberta, talvez a vitamina D possa se transformar em uma opção segura e barata na luta contra o câncer.
Alguns alimentos ricos em vitamina D (lembrando que a ativação desse composto só ocorre a partir da exposição regular à luz solar): salmão, truta, clara de ovo, queijo, leite, molho de soja e atum.
Além de ajudar a proteger contra o câncer, a vitamina D é muito importante para a saúde dos músculos e ossos. Mas você sabe o que a falta da vitamina D pode causar?
Confira alguns sintomas que podem ser causados pela deficiência da vitamina D:
Ao perceber esses sintomas, é ideal consultar um médico para verificar a situação e indicar o melhor tratamento.
Para evitar a falta de vitamina D, alguns hábitos podem ser incrementados na rotina e auxiliar na saúde.
Entre eles, destaca-se uma alimentação saudável – baseada principalmente no consumo de alimentos de origem animal – e exposição solar diária.
Gostou deste conteúdo sobre falta de vitamina D? Então acesse nosso blog para conferir mais assuntos relacionados.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Dr. João Pedro Bueno Telles, urologista que realiza atendimento em Porto Alegre.
Agende sua consulta!