O que é Infecção Urinária?
É a presença de bactérias na urina. As infecções do trato urinário (ITUs) podem ocorrer em ambos os sexos e nas mais diferentes idades. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário e os sintomas dependem do setor comprometido. As ITUs na bexiga são chamadas cistites e as renais, pielonefrites.
Causas
A urina que é produzida nos rins é estéril. Ela pode se infectar quando bactérias ascendem através do meato uretral, penetrando na bexiga ou quando situações especiais possibilitam a colonização do trato urinário.
Algumas situações que favorecem a colonização da urina:
Doenças bastante conhecidas estão freqüentemente associadas com infecção urinária, como o diabetes. A bactéria mais comum causadora da infecção urinária é a Escherichia coli.
Sintomas e Sinais
Quando a bexiga está envolvida é comum:
Quando o rim está envolvido, além dos sintomas acima, poderão ocorrer:
Na infecção urinária poderá ocorrer alteração no aspecto (opaca, avermelhada, escura) e no cheiro da urina (fétida).
Daignóstico e Tratamento
Através das queixas do paciente e do exame físico pode se suspeitar de infecção urinária. Entretanto, o diagnóstico definitivo é feito com a cultura da urina coletada (urocultura) onde poderemos identificar as bactérias e saber quais os antibióticos mais adequados para o tratamento (antibiograma).
O tratamento consiste em medidas gerais (por exemplo, ingestão de líquidos) e na escolha precisa de antibióticos, baseada na urocultura/antibiograma. Casos raros de pielonefrite aguda gerando sepse urinária serão tratados com drenagem do trato urinário superior (cateter ureteral ou nefrostomia).
Infecções Urinárias de Repetição
Há mulheres que têm predisposição ao desenvolvimento de infecções urinárias. Não se sabe ao certo as razões dessa predisposição mas parece estar relacionada a falhas nas defesas naturais da bexiga ao ataque bacteriano (falta de anticorpos na luz vesical, falha nos mecanismos naturais de defesa da bexiga como pH, camadas protetoras intravesicais…) O termo ITU de repetição se aplica a quem tem três ou mais infecções / ano.
O tratamento passa a ser profilático, ou seja, toma-se medicação para evitar novos episódios de ITU. A profilaxia deve ser individualizada e iniciada somente após o afastamento de infecção vigente e causas potencialmente tratáveis (por exemplo, cálculo urinário).